Os trabalhadores da cervejaria Pravda, localizada em Lviv, na Ucrânia, trocaram a produção da cerveja artesanal por coquetéis molotov. A arma incendiária é entregue aos civis que pretendem impedir o avanço das tropas da Rússia, cuja bebida tradicional é a vodca. As informações são do jornal New York Post.
A cidade de Lviv tem 720 mil habitantes e fica localizada perto da fronteira da Ucrânia com a Polônia. A produção de coquetéis molotov no local começou após o pedido do presidente Volodymyr Zelensky para que a população colaborasse na tentativa de impedir o avanço das tropas russas.
O ministro da defesa, Alexei Yurievich Reznikov, também pediu apoio dos civis no enfrentamento aos russos. Com isso, uma rede de TV ucraniana começou a ensinar como preparar explosivos caseiros.
O processo de fabricação das armas incendiárias também conta com o apoio de militares, que dão instruções aos civis.
— Tem que esperar o pano ficar bem encharcado. Quando estiver, significa que o coquetel Molotov está pronto — explicou um funcionário da cervejaria à AFP.
Atualmente, a entrada da cidade está sendo protegida por milhares de pessoas. Entre elas, voluntários, policiais e militares.
Coquetel Molotov
O coquetel molotv é uma espécie de bomba caseira. Ele foi criado em 1939 pelo exército da Finlândia, durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o país estava sendo atacado pela União Soviética.
A arma incendiária é constituída basicamente por um líquido inflamável — como gasolina ou álcool — que é inserido em um recipiente, como garrafa, e um pavio localizado no gargalo da estrutura.
A cervejaria
A Pravda foi fundada em 2014 e é uma das principais cervejaria da Ucrânia. A empresa é conhecida por produzir cervejas com embalagens que contém imagens e mensagens sobre o contexto político do país.
Em 18 de fevereiro deste ano, a cervejaria expôs alguns rótulos antigos do produto. Nas embalagens era possível vislumbrar personagens políticos do país e mensagens que relembram conflitos e casos de corrupção.
Desde 2014, a cerveja mais consumida é a Putin khuylo, que em tradução livre significa "Vladimir Putin é um idiota".
Neste sábado (26), a Pravda anunciou que suas lojas estão abertas para servir de abrigo subterrâneo no caso de ataques aéreos.
Experiência
De acordo com Yuri Zastavny, empresário responsável pela cervejaria, essa não é a primeira vez que ele e os demais funcionários fabricam coquetéis molotov. Em 2014, eles produziram as armas incendiárias em um levante pró-ocidente que aconteceu em Kiev. A mobilização tinha o intuito de derrubar o presidente ucraniano Viktor Yanukovych, que apoiava o governo russo.
— Fazemos isso porque alguém tem que fazer. Temos as habilidades, passamos por uma revolução de rua em 2014 — relembrou Yuri à AFP.
Em entrevista à Fox News, na segunda-feira (28), Yuri garantiu que não tinha dúvidas de que os ucranianos irão vencer o conflito. Segundo ele, somente a produção dos coquetéis em Lviv já tem atrapalhado bastante os militares russos.
— Continuaremos fazendo isso, porque eles não estão enfrentando apenas o exército ucraniano, mas também o exército de 40 milhões de pessoas preparadas para lutar a cada passo — afirmou o empresário à Fox News.