Brasileiros que estavam na Ucrânia voltaram ao Brasil a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave partiu da Polônia na quarta-feira (9) e pousou no Recife na madrugada desta quinta-feira (10) - agora segue para Brasília.
Segundo informa o G1, a missão trouxe ao Brasil 68 repatriados: 42 brasileiros, 20 ucranianos que têm parentes brasileiros, cinco argentinos e um colombiano. Entre os passageiros, estão 14 crianças. Também vieram juntos oito cães e dois gatos.
A operação, denominada de Repatriação, foi iniciada no 12º dia após a invasão russa em território ucraniano. Em um primeiro momento, o Ministério das Relações Exteriores recomendou que os brasileiros na Ucrânia deixassem o país por meios próprios ou de trem, mas sem garantir segurança ao grupo.
Na última semana de fevereiro, representantes do Itamaraty, em uma coletiva de imprensa, descartaram o envio de um avião da FAB para resgate, alegando fechamento do espaço aéreo ucraniano.
Além de resgatar brasileiros, a missão incluiu o transporte de ajuda humanitária para a Ucrânia. Dentro da aeronave, foram levadas 11,6 toneladas de itens, como alimentos e medicamentos, que foram doadas ao governo ucraniano.