A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) destinada para resgate de brasileiros e estrangeiros fugidos da invasão russa na Ucrânia chegou em Varsóvia, capital da Polônia, no final da manhã desta quarta-feira (9) pelo horário de Brasília. O avião partiu do Brasil na última segunda-feira (7).
O governo federal enviou o jato militar, um KC-390 Millenium, para repatriar um grupo de 70 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, além de seis cães de estimação, que estavam no território ucraniano e foram para a Polônia para escapar das áreas de conflito.
Dentro da aeronave, foram levadas 11,6 toneladas de ajuda humanitária, como alimentos e medicamentos, que foram doadas ao governo ucraniano. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, fará a entrega simbólica do carregamento na tarde desta quarta, no Aeroporto de Varsóvia.
Antes, França teve duas reuniões com autoridades polonesas: um encontro com o ministro de Negócios Estrangeiros, Zbigniew Rau, e com o chefe do Escritório de Política Internacional da Presidência da República da Polônia, Jabuk Kumoch.
A partida da Polônia será às 18h – uma parada técnica está programada para Lisboa, em Portugal. A chegada ao Brasil está prevista para esta quinta-feira (10).