Um forte terremoto de magnitude 5,6 sacudiu Lima, capital do Peru, e uma vasta área ao redor da costa central do país nesta sexta-feira (7), informaram as autoridades.
O sismo foi registrado às 5h27min locais (7h27min no horário de Brasília), com epicentro 19 quilômetros a nordeste de Lima, e hipocentro a 116 quilômetros, de acordo com o Instituto Geofísico peruano.
As autoridades locais não relataram danos materiais, nem vítimas, até o momento. Algumas pessoas deixaram suas casas, devido ao forte abalo.
O terremoto foi sentido nas províncias de Cañete e Chincha, ao sul da capital peruana, e na cidade de Chimbote, quase 400 quilômetros ao norte de Lima.
A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha descartou ameaça de tsunami na costa do país.
"Povo peruano, vamos manter a calma, mas vamos nos prevenir contra outra réplica. Com as devidas precauções, vamos cuidar das nossas famílias: crianças, idosos e pessoas com deficiência. Como governo, estamos monitorando para salvaguardar os cidadãos", tuitou o presidente do país, Pedro Castillo.
Em novembro passado, um forte terremoto de magnitude 7,5 abalou a região do Amazonas na selva norte do Peru, deixando mais de 2 mil desabrigados, 12 feridos e 117 casas destruídas.