A companhia de carros SUV, pick-ups e caminhonetes elétricas Rivian estreou nesta quarta-feira (10) em Wall Street, onde alcançou uma capitalização de quase US$ 100 bilhões. Esse valor supera o de tradicionais fabricantes automotivos, como Ford (US$ 78 bilhões) e General Motors (US$ 86 bilhões), apesar de a Rivian ter acabado de lançar seus primeiros veículos.
O preço inicial de cotação das ações da Rivian foi estabelecido na noite de terça-feira em US$ 78 por unidade, superando assim o intervalo de entre 57 e 62 dólares que havia sido estimado há cerca de dez dias. Diante da forte demanda pelos papéis da companhia, esta elevou na terça-feira a quantidade de ativos que seriam emitidos.
Contudo, isso não bastou para saciar a sede do mercado e a cotação se valorizou em mais de 50% no início das negociações em Wall Street. No fechamento do pregão, a ação terminou cotada a US$ 100,73 dólares, o que representa uma capitalização de US$ 99 bilhões.
Nesse sentido, esta é a estreia mais alta na Bolsa de Nova York desde a oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) da gigante chinesa do comércio eletrônico, Alibaba, em 2014.
A Rivian foi fundada em 2009 por Robert Sacaringe, um aficionado por carros que quis terminar seus estudos para se concentrar em meios de transporte menos poluentes.
Aos 38 anos, pensava inicialmente no desenvolvimento de um modelo de carro esportivo, mas, em 2012, fez uma mudança em seus planos ao considerar que veículos maiores teriam maior impacto no meio ambiente.
Sacaringe também conseguiu convencer grandes empresas a acompanhá-lo em seus planos. Entre essas companhias está a própria Ford, que deve ficar com 13% das ações da Rivian após sua estreia na bolsa.
A fabricante de carros elétricos também conseguiu uma parceria com a Amazon, que encomendou 100 mil caminhonetes para 2030 e deverá adquirir em torno de 19% das ações da empresa após a transação.