No domingo (31), um homem fantasiado como o personagem Coringa, arqui-inimigo do super-herói Batman, atacou e feriu 18 em um vagão de metrô em Tóquio, no Japão.
O homem de 24 anos, que não teve sua identidade revelada, esfaqueou passageiros, usou ácido clorídrico para ferir e colocou fogo no vagão.
Os bombeiros informaram que uma das vítimas, um homem de 60 anos, estava inconsciente e em estado crítico após ser esfaqueado.
Segundo a rede NHK, o homem foi preso no local e já era procurado pela polícia por homicídio. Ele esperou calmamente ser abordado pelos policiais, chegando até a acender um cigarro.
— A princípio, pensei que fosse um evento ligado ao Halloween. Mas fugi quando um homem armado com uma faca comprida entrou. Tive a sorte de não me ferir — disse à AFP um passageiro que conseguiu escapar ileso.
O suspeito expressou sua admiração pelo Coringa, informou a imprensa japonesa, que divulgou vídeos do momento em que policiais cercaram um homem com um terno roxo, camisa verde brilhante e gravata, similar ao figurino do vilão do Batman.
— Ele disse à polícia que queria ser condenado à morte por assassinar alguém — relatou uma testemunha à AFP.
Antes do ataque de domingo, o suspeito caminhou pelo distrito Shibuya de Tóquio, que estava lotado de pessoas com fantasias de Halloween, segundo o Sankei Shimbun. Ele vestiu o figurino do Coringa especialmente para o ataque.
Nesta segunda-feira (1º), o porta-voz do governo japonês, Hirokazu Matsuno, considerou o incidente "atroz e brutal".