O primeiro-ministro da Macedônia do Norte, Zoran Zaev, anunciou sua renúncia na noite deste domingo (31), após os resultados ruins de seu partido, o SDSM (esquerda), nas eleições municipais neste pequeno país dos Balcãs.
"Assumo a responsabilidade por esses resultados nas eleições. Eu renuncio meu cargo de primeiro-ministro", disse Zaev à imprensa.
O SDSM perdeu nas municipais de 2021 a Câmara Municipal da capital Skopje e na maioria das grandes cidades, depois de ter se imposto em 2017 em mais da metade dos 80 municípios do país.
"Trouxe liberdade e democracia, e a democracia implica assumir suas responsabilidades", afirmou Zaev para justificar sua decisão.
Com sua eleição como primeiro-ministro em 2017, este líder de esquerda encerrou dez anos de um governo da direita liderado por Nikola Gruevski.
A grande conquista de Zaev foi chegar a um acordo com a Grécia em 2018 para resolver o conflito histórico sobre o nome da Macedônia, que foi resolvido com a renomeação do país para "Macedônia do Norte".
Este pacto abriu as portas de uma possível entrada na União Europeia para o pequeno Estado, embora este assunto avance lentamente.
O governo de Zaev se viu manchado por casos de corrupção, o que provavelmente contribuiu para os fracos resultados de seu partido nas eleições deste ano.
* AFP