Quando o cenário é de dificuldades, as moedas enfraquecem. Isso é o que normalmente ocorre, mas algo diferente tem acontecido na Coreia do Norte. A moeda local, o won, está valorizando justamente em meio a uma recessão e a projeções negativas. As informações são da agência de notícias norte-americana Bloomberg.
Governado por Kim Jong-un, o país foi atingido por duras sanções e pela pandemia, que afetou seu comércio. No ano passado, a economia registrou sua queda mais acentuada em cerca de duas décadas. Ao mesmo tempo, a população enfrenta uma das piores carências de alimentos em mais de 10 anos.
Apesar disso, o won norte-coreano subiu 25% em relação ao dólar neste ano — calculado em uma base média mensal usando números relatados pelas duas organizações de mídia que o rastreiam, informa a Bloomberg. Em 2020, a valorização foi de 15%.
Segundo o Daily NK, uma das empresas de mídia que compilam a taxa de câmbio não-oficial da Coreia do Norte, o índice costumava ficar geralmente estável em cerca de 8 mil wons por dólar, mas a moeda começou a valorizar no ano passado — em agosto, atingiu uma média mensal de 4.723 wons por dólar, a mais forte desde junho de 2012.
Uma série de fatores podem estar por trás disso. Em 2020, com o fechamento das fronteiras devido à pandemia, a queda nas importações também fizeram diminuir a demanda por moedas estrangeiras, pontuou Lim Soo-Ho, pesquisadora do Instituto de Estratégia de Segurança Nacional, grupo de estudos financiado pelo governo em Seul, à Bloomberg. Mas também há possibilidade de que exista algum tipo de repressão governamental ao uso de moedas estrangeiras.
Segundo a embaixada da Rússia, varejistas na capital, Pyongyang, deixaram de aceitar dólares ou cartões pré-pagos de moeda estrangeira. Também há relatos de que autoridades financeiras têm solicitado aos cidadãos que informem o valor das suas reservas em moedas vindas de fora e que as depositem em bancos —os norte-coreanos costumam guardar dólares em casa e os utilizar para comercializar bens, de acordo com a NK Investment Development, empresa de pesquisas e dados sobre o mercado do país.
Existe, ainda, uma teoria de que corretores de moeda norte-coreana possam estar acelerando os ganhos do won a partir de negociações especulativas.
Para a NK Investment Development, a Coreia do Norte pode estar tentando proteger sua população das dificuldades econômicas, causando uma deflação. Em artigo, conforme a Bloomberg, Choi Ji-young, pesquisadora do Instituto Coreano de Unificação Nacional, da Coreia do Sul, alertou que, embora o ganho possa trazer benefícios para empresas apoiadas pelo governo e famílias que não têm dólares, a volatilidade crescente torna-se negativa para o país como um todo.