Um brasileiro foi condenado pela Justiça dos Estados Unidos por ter participado da invasão do Capitólio, sede do Legislativo do país, em 6 de janeiro. O ato — realizado por apoiadores do então presidente, Donald Trump, após a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais — deixou cinco mortos.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, Eliel Rosa, 56 anos, vive nos Estados Unidos desde 2016. Mora em Midland, no Texas, e junto a uma amiga, Jenny Cudd, comprou passagens aéreas e reservou quarto em um hotel na capital americana influenciados pela convocação de Trump.
Por ter participado do ato — que alegava fraude na vitória de Biden —, o brasileiro terá de cumprir um ano em liberdade condicional, pagar uma multa de US$ 100 (R$ 546) e prestar cem horas de serviços comunitários, de acordo com a sentença publicada na última terça-feira (12).
Rosa e Cudd foram fotografados dentro do Capitólio. Em depoimento à policia, o brasileiro afirmou que ouviu barulho de tiros e sentiu gás lacrimogênio no local.
O inquérito do FBI diz que não houve houve danos ou atos violentos causados por Eliel Rosa ao Congresso. Ele foi indiciado por obstrução de procedimento oficial, entrar e permanecer em um prédio ou terreno restrito e conduta desordenada e perturbadora.