A Macedônia do Norte seguiu o exemplo da Albânia e de Kosovo nesta terça-feira (17) e decidiu acolher refugiados afegãos que fogem de seu país devido à chegada do Talibã ao poder.
"O governo tomou a decisão de acolher 450 cidadãos afegãos", afirmou o Executivo em um comunicado. Em um primeiro momento, as autoridades de Skopie mencionaram 180 civis afegãos.
A maioria dos 450 civis afegãos chegará à Macedônia do Norte "até o fim de semana dependendo das condições no aeroporto de Cabul", afirma o governo.
Esses refugiados serão principalmente trabalhadores ou familiares dos funcionários da missão da ONU no Afeganistão, funcionários ou familiares de funcionários de diferentes organizações dedicadas à defesa dos Direitos Humanos e ONG, assim como jornalistas.
Eles ficarão na Macedônia do Norte até que consigam os vistos para irem para os Estados Unidos. Os gastos pela sua estadia serão cobertos pelos Estados Unidos e por organizações internacionais.
No domingo, Albânia e Kosovo declararam que estavam dispostos a receber refugiados afegãos, como mulheres em cargos de gestão, funcionários e outras pessoas potencialmente ameaçadas pelo Talibã.
* AFP