Pelo menos 27 refugiados rohingyas desapareceram após o naufrágio de uma embarcação, quando tentavam fugir de um acampamento de uma ilha em Bangladesh, muito criticado por ONGs de direitos humanos, anunciaram as autoridades neste sábado(14).
De acordo com a polícia, o pequeno barco de pesca afundou com 41 rohingyas a bordo, após enfrentar o mar agitado na Baía de Bengala, perto da ilha. Cerca de 14 pessoas foram resgatadas e a busca por desaparecidos continua.
Cerca de 20.000 rohingyas foram deslocados para a ilha de Bhashan Char, que é duramente atingida por ciclones que atingem a Baía de Bengala todos os anos. Bangladesh espera instalar cerca de 100.000 dos 1 milhão de refugiados rohingyas em seu território, a maioria em campos já superlotados.
Alguns reclamam de terem sido deslocados à força para a ilha. Milhares deles se manifestaram contra as condições de vida.
O Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) expressou preocupação com "relatos de que refugiados foram detidos e presos por tentarem deixar Bhashan Char."
Bangladesh começou a deslocar refugiados para o polêmico acampamento em novembro. Centenas de rohingyas fugiram da ilha neste mês e foram detidos em outras cidades costeiras, segundo a polícia.
* AFP