Um crocodilo-persa em estado selvagem foi capturado em Bangladesh, país onde se acredita que a espécie esteja extinta, anunciaram as autoridades nesta terça-feira.
O crocodilo, um macho de 2,3 metros com entre 10 e 12 anos, foi encontrado em um vilarejo no distrito de Faridpur, no centro de Bangladesh, no final de julho.
Sua presença nas águas do afluente do rio Ganges, o Padma, fez com que muitos curiosos, cerca de 15.000 pessoas, se aproximassem da cidade para contemplá-lo, apesar do confinamento em vigor contra o coronavírus.
Finalmente, ele foi pego na segunda-feira por vizinhos quando estava na margem do rio.
O crocodilo será enviado para um zoológico, informaram as autoridades.
Acredita-se que esse animal de água doce pode ter chegado a Bangladesh pelo rio Ganges, de 2.500 quilômetros, que entra em Bangladesh vindo da Índia.
O Crocodylus palustris, considerado "extinto" em Bangladesh pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), foi visto pela última vez na natureza neste país há meio século.
A espécie ainda está presente na Índia, Irã, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. Sua população mundial é estimada entre 5.400 e 7.100 indivíduos, de acordo com os pesquisadores.
* AFP