O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou neste domingo(15) o envio de mais mil soldados a Cabul.
Os militares devem auxiliar a evacuação de milhares de civis norte-americanos e afegãos após a tomada da capital pelos talibãs, informou uma autoridade do Pentágono.
Ao todo, 6 mil soldados americanos estarão em Cabul "nos próximos dias", disse a fonte sob condição de anonimato, enquanto os que tentavam sair com segurança do Afeganistão seguiam para o aeroporto.
"Várias centenas" de funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Cabul já deixaram o Afeganistão, segundo outro funcionário do Pentágono.
O aeroporto internacional de Cabul continua aberto a voos comerciais, disse o segundo funcionário à AFP, que pediu anonimato.
O Pentágono estima que o número total de pessoas evacuadas seja de 30 mil entre diplomatas e outros cidadãos norte-americanos e afegãos que ajudaram os Estados Unidos e agora temem por suas vidas.
Como no dia anterior, helicópteros norte-americanos sobrevoaram incessantemente neste domingo o espaço entre o aeroporto e a embaixada, um gigantesco complexo localizado na fortificada "zona verde" no centro da capital.