As equipes de resgate encerraram as buscas por sobreviventes entre os escombros do prédio que desabou no último dia 24 na Flórida, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito na quarta-feira (7) pela prefeita do condado de Miami-Dade, onde ocorreu a tragédia — que deixou 54 mortos até o momento.
— Tomamos a decisão extremamente difícil de passar de uma operação de busca e resgate para a recuperação de corpos — informou Daniella Levine Cava, assinalando que 86 pessoas seguem desaparecidas.
As buscas, realizadas nas últimas duas semanas, permitiram encontrar apenas um sobrevivente, adolescente, no mesmo dia do desabamento de parte do prédio de 12 andares, que ocorreu de forma inexplicada, mesmo sua estrutura aparentando ter partes deterioradas.
O que restou do edifício, cuja estabilidade estava em risco, foi demolido no último domingo (4), com uma explosão controlada. As equipes haviam entrado em áreas inacessíveis antes que a demolição ocorresse, já que a instabilidade ameaçava o trabalho de resgate.
Grande parte do edifício Champlain Towers South desabou nas primeiras horas da manhã de 24 de junho, causando um dos mais sérios desastres urbanos da história dos Estados Unidos. O evento permanece praticamente inexplicado, embora se suspeite que a manutenção e a estrutura do edifício, os locais de construção próximos e o aumento do nível da água possam ter influenciado no desabamento.