A Rainha Elizabeth II disse, durante seu tradicional pronunciamento de Natal, que tudo o que muitas pessoas querem ganhar nesta data é um abraço. Ela reafirmou a esperança por um futuro melhor, saudando todos aqueles que não puderam realizar suas comemorações junto à família e entes queridos neste dia por causa da pandemia.
A monarca também lembrou que o momento é difícil para quem perdeu pessoas próximas em decorrência da covid-19.
— É claro que para muitos esta época do ano será tingida de tristeza. Alguns lamentando a perda de seus entes queridos, outros perdendo amigos e familiares distanciados por segurança. Tudo o que realmente querem no Natal é um simples abraço ou um aperto da mão. Se você está entre eles, não está sozinho. E deixe-me assegurar-lhe meus pensamentos e orações — disse Elizabeth.
A pandemia de covid-19 custou cerca de 70 mil vidas ao Reino Unido, um dos piores balanços da Europa.
A rainha, por ser do grupo de risco, deixou de passar o Natal em sua residência de Sandringham, Norfolk, no leste do país, onde há mais de 30 anos compartilha as festas de fim de ano com seus filhos e outros membros da realeza. Ela permaneceu isolada no Castelo de Windsor, perto de Londres, com seu marido, o príncipe Philip, de 99 anos.