O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (17) a demissão de Chris Krebs, mais alto funcionário de segurança eleitoral do país, após a agência que ele coordena ter descartado as denúncias de fraude sobre as eleições presidenciais, vencidas pelo democrata Joe Biden.
"A declaração recente de Chris Krebs sobre a segurança das eleições de 2020 foi muito inexata, já que houve muitas coisas inapropriadas e fraude. Portanto, com efeito imediato, Chris Krebs foi destituído como diretor da Agência de Segurança de Infraestrutura e Cibersegurança (CISA)", afirmou o presidente nas redes sociais.
A agência governamental dedicou seus esforços nos últimos dias a negar as acusações de fraude eleitoral do presidente.
"Não há provas de que algum sistema de votação eliminou, perdeu ou mudou votos, nem que foi hackeado", garantiu a CISA em um comunicado assinado com outras agências americanas encarregadas da segurança das eleições. "As eleições de 3 de novembro foram as mais seguras da história dos Estados Unidos", concluiu.
A campanha de Joe Biden, candidato democrata que venceu o pleito, lamentou a demissão de Krebs. "Ele não pode ser deposto por dizer a verdade", afirmou o comunicado.