Com o início da apuração nos Estados Unidos, as primeiras projeções indicam uma disputa acirrada entre o presidente republicano Donald Trump e o candidato democrata Joe Biden para ver quem vai comandar a Casa Branca até 2024.
Embora Joe Biden lidere os votos apurados até agora no Colégio Eleitoral, as projeções dos resultados em Estados-chave indicaram que ainda não é possível afirmar o vencedor.
Até 5hmin de Brasília, a apuração indicava 235 delegados no Colégio Eleitoral a favor de Joe Biden, enquanto Donald Trump tinha 213. Biden conquistou um território muito importante, o Arizona, tradicional reduto replicano.
Para vencer a eleição, o candidato precisa somar 270 votos de delegados. Em 2016, Trump se elegeu com 304 contra 227 de Hillary Clinton.
Observadores esperam que a corrida à Casa Branca acabe sendo definida em um punhado de Estados considerados campos de batalha nestas eleições, como Pensilvânia, Ohio, Flórida, Carolina do Norte e Arizona.
Para chegar à Casa Branca, é preciso conquistar a maioria dos eleitores por Estado. Isso faz com que as atenções se concentrem em um grupo de Estados que passam de um partido a outro em cada ciclo eleitoral, os chamados Estados-pêndulo.
As pesquisas eleitorais indicaram vitória de Joe Biden nas eleições americanas. Segundo a média das pesquisas do portal RealClearPolitics, Biden tinha a dianteira na véspera do pleito, com 50,7% das preferências e vantagem de 6,8 pontos sobre Trump (43,9%).