A Índia superou nesta quarta-feira (16) a marca de 5 milhões de casos de coronavírus, de acordo com os números do Ministério da Saúde local, enquanto a pandemia prossegue a propagação em ritmo acelerado no país.
O país registra até o momento 5,02 milhões de contágios, atrás apenas dos Estados Unidos, onde foram detectadas 6,59 milhões de infecções. Nos últimos 11 dias, a Índia contabilizou um milhão de novos casos de covid-19.
Nesta quarta-feira, foram registrados mais de 90 mil novos casos e 1.290 mortes, um recorde no país. Os cientistas afirmam que o número real de infecções pode ser muito maior, uma hipótese confirmada pelos estudos feitos nas últimas semanas, que mediram os anticorpos contra o vírus nos habitantes de Nova Delhi e Mumbai.
O Conselho Indiano de Pesquisa Médica, que coordena a resposta do governo à crise, considerou na semana passada que sua pesquisa permitia pressupor que em maio o país tinha 6,5 milhões de pessoas infectadas pelo coronavírus.
O número total de mortes alcançou nesta quarta-feira 82.066 — menos da metade dos 195 mil óbitos registrados nos Estados Unidos. Muitos falecimentos não são registrados de maneira correta pelas autoridades.