Mais de 100 pessoas morreram e 4 mil ficaram feridas nas explosões ocorridas no porto de Beirute, capital do Líbano, na terça-feira (4). Os números foram divulgados nesta quarta (5) pela Cruz Vermelha.
"Até agora, mais de 4.000 pessoas ficaram feridas, e mais de 100 perderam a vida. Nossas equipes ainda estão realizando operações de busca e salvamento nas áreas circundantes", afirmou o comunicado da entidade.
O episódio de terça-feira deixou bairros inteiros da cidade devastados. Ao menos duas grandes explosões atingiram a zona portuária da capital libanesa, levantando uma gigantesca coluna de fumaça, que pôde ser vista de toda a região.
De acordo, o primeiro-ministro, Hassan Diab, as explosões foram causadas por cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amônio que foram armazenadas no depósito do porto de Beirute.
O Conselho de Alta Defesa recomendou ao governo decretar o estado de emergência pelas próximas duas semanas na cidade. Durante o período, um "poder militar supremo se encarregará de todas as prerrogativas de segurança".
O governo fará uma reunião de urgência na quarta-feira.