O Kuwait anunciou neste sábado (18) a transferência de poderes do emir, o xeque Sabah Al-Ahmad Al-Jaber al-Sabah, ao príncipe herdeiro, após a hospitalização do mandatário, informou a agência de notícia oficial Kuna.
O emir deste rico país petrolífero do Golfo, de 91 anos e no poder desde 2006, deu entrada no hospital para "exames médicos", de acordo com a Kuna.
"O príncipe herdeiro (xeque Nawaf Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah) irá exercer temporariamente algumas prerrogativas do emir", anunciou o gabinete do emir, citado pela agência.
Em setembro de 2019, o xeque Al-Sabah foi submetido a exames médicos nos Estados Unidos. Em 2002, teve o apêndice retirado e, em fevereiro de 2000, colocou um marca-passo. Em 2007, o xeque operou o trato urinário em um hospital americano.
Influente na política do país, o xeque Nawaf, de 83 anos, foi nomeado príncipe herdeiro em 2006, após ocupar vários cargos importantes, entre eles o de ministro da Defesa em 1990, quando o Kuwait foi invadido pela tropas iraquianas de Sadam Hussein.
Após o anúncio da hospitalização, o xeque Al-Sabah recebeu ligações das autoridades da Arábia Saudita e do Catar, segundo a Kuna.
Aliado dos Estados Unidos, o Kuwait também é próximo do Irã e tenta apaziguar a situação entre todos os atores em uma região do Golfo repleta de conflitos.
* AFP