Três países da Europa anunciaram, nesta sexta-feira (31), quedas históricas em seus PIBs no segundo trimestre, em decorrência da pandemia do coronavírus: Espanha, França e Itália.
O maior recuo foi na Espanha, cuja economia teve queda de 18,5% entre abril e junho, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. Na comparação anual, o PIB espanhol caiu 22,1%.
Na França, o PIB registrou uma queda histórica de 13,8%. Segundo o Instituo Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (Insee), é um recorde desde o início do cálculo da atividade econômica trimestral.
"A evolução negativa do PIB no primeiro semestre de 2020 está relacionada com a interrupção das atividades 'não essenciais' no contexto do confinamento em vigor entre meados de março e o início de maio", afirmou o instituto em comunicado.
Já na Itália, a contração foi de 12,4% no segundo trimestre de 2020 ante o primeiro, segundo dados preliminares divulgados pelo Istat, como é conhecido o instituto de estatísticas do país. Na comparação anual, o PIB italiano encolheu 17,3% entre abril e junho.
Na quinta-feira (30), foram divulgados também os números dos Estados Unidos, que sofreram queda brusca de 32,9%. A primeira leitura do indicador deixa evidente o forte impacto da pandemia de covid-19 na economia do país, além de ser o pior resultado para o período desde 1947.