A Suécia ultrapassou os 5 mil mortos por coronavírus, segundo o último balanço das autoridades de saúde divulgado nesta quarta-feira (17). Nas últimas 24 horas, foram registradas 102 mortes por covid-19, elevando o saldo da pandemia para 5.041 mortos e 54.562 casos confirmados.
O reino escandinavo, de 10,3 milhões de habitantes, optou por medidas menos severas do que o restante dos países europeus para conter a pandemia. Estimou que as medidas drásticas não eram eficazes o bastante para justificar seu impacto na sociedade. Essa decisão foi muito criticada.
Recentemente, o país mudou suas recomendações para as viagens não essenciais e permitirá aos suecos que se desloquem a 10 países europeus a partir de 30 de junho.
Segundo um balanço da AFP com base em fontes oficiais, a Suécia é hoje um dos países mais afetados pela pandemia, com 499,1 mortos por milhão de habitantes, atrás da Bélgica, Reino Unido, Espanha e Itália, e à frente da França.
A taxa de mortalidade registrada no reino nórdico é quase cinco vezes maior do que na vizinha Dinamarca e até 11 vezes maior do que na Noruega.
Desde o início da crise de saúde, 2.322 pessoas foram internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) na Suécia. Esse número, no entanto, aumenta muito lentamente, com cinco pacientes internados nas últimas 24 horas.