O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (3) que considera "intolerável" qualquer forma de racismo, em uma mensagem na qual se referiu aos protestos nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, cidadão negro assassinado por um policial branco.
— Não podemos tolerar nem fechar os olhos diante de nenhuma forma de racismo ou de exclusão e precisamos defender o caráter sagrado de toda vida humana — disse Francisco em sua audiência, antes de afirmar que "nada se ganha" com reações violentas como as registradas nos últimos dias, em parte das manifestações.
George Floyd morreu na noite de segunda-feira (25) após ficar deitado de bruços por pelo menos 10 minutos, enquanto um policial pressionava seu pescoço com o joelho.
A morte do homem, de 46 anos, causou comoção nos Estados Unidos e provocou uma onda de protestos que não se via há décadas contra a violência policial e o racismo.
O país registrou, na terça-feira (2), a oitava noite de manifestações. Na madrugada desta quarta (3), cerca de 200 pessoas foram detidas em Nova York, de acordo com a CNN.