O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (30) que adiará a cúpula do G7 prevista para junho e que convidará mais países para participar da reunião.
"Não acho que o G7 represente corretamente o que está acontecendo no mundo. É um grupo muito obsoleto de países", disse Trump a jornalistas.
O presidente norte-americano disse que gostaria de convidar a Rússia, Coreia do Sul, Austrália e Índia para participar de uma cúpula no terceiro trimestre.
Isso poderia acontecer em setembro, antes ou depois da Assembleia Geral da ONU, acrescentou Trump.
Os líderes do G7, que os Estados Unidos presidem este ano, deveriam se reunir por videoconferência no final de junho, depois que a covid-19 inviabilizou os planos de se encontrar pessoalmente em Camp David, nos arredores de Washington.
Trump, no entanto, indicou na última semana que poderia realizar a grande reunião "principalmente na Casa Branca" e partes dela em Camp David.
O G7 - integrado por Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos - realizam reuniões anuais para discutir a coordenação econômica internacional.