Após semanas confinada, parte da Europa começa, com cautela, a voltar à normalidade. A partir desta segunda-feira (4), vários países iniciam um desconfinamento progressivo.
Em alguns setores, como o da construção, o dos automóveis e o de luxo, o trabalho foi retomado em 27 de abril. A partir desta segunda, os italianos poderão visitar parentes e se reunir em número reduzido. Os parques reabrirão, respeitando o distanciamento físico de mais de um metro.
Os setores de manufaturas, construção e atacadistas poderão abrir fábricas e lojas e retomar suas obras. Bares e restaurantes poderão vender comida para viagem. Sua abertura total será em 1º de junho. Os deslocamentos continuarão sendo limitados ao interior da comunidade de residência e submetidos a exigências de trabalho e saúde.
O confinamento estrito do país foi suavizado em 26 de abril, com a autorização para que crianças passeassem na companhia de um adulto por uma hora diária. Desde sábado, maiores de 14 anos podem praticar esportes individuais ou passear sob condições estritas.
A partir desta segunda, pequenos comércios, como salões de beleza, poderão receber clientes agendados. Bares e restaurantes poderão vender comida para viagem. O uso da máscara será obrigatório no transporte público.
Em algumas ilhas baleares e nas Canárias, a maioria das lojas, museus e terraços de bares e restaurantes poderão abrir com capacidade limitada, bem como hotéis, sob condições. O restante do país fará o mesmo a partir de 11 de maio. Até o fim total do confinamento, os espanhóis não poderão sair de suas províncias.
A maioria dos estabelecimentos comerciais com menos de 800 metros quadrados abriu no último dia 20. A partir desta segunda, as escolas abrirão aos poucos em algumas regiões (Sarre, Saxonia-Anhalt, Bremen). Salões de beleza também abrirão. Locais de culto, museus, memoriais e zoológicos já o fizeram. O uso de máscara será progressivamente obrigatório nos transportes e no comércio.
A Áustria já autorizou a reabertura de algumas lojas não-essenciais. Hipermercados, salões de beleza e instalações esportivas ao ar livre reabriram neste fim de semana. A restrições de deslocamento foram eliminadas e estão autorizadas reuniões de até 10 pessoas, com distanciamento social.
Nesta segunda, os alunos que se preparam para a prova de acesso às universidades retornarão às escolas, antes do retorno progressivo dos demais. O uso de máscara é obrigatório nos transportes e no comércio.
As empresas que não lidam com o público se preparam para reabrir nesta segunda, e o uso de máscara será obrigatório nos transportes.
Livrarias e concessionárias de automóveis reabrirão na segunda. O comércio local de até 200 metros quadrados que dê para a rua também poderá abrir, com o uso de máscara. Salões de beleza funcionarão sob agendamento. Alguns serviços públicos abrirão com agendamento e uso obrigatório de máscara, que também é obrigatório no transporte público. Esportes individuais ao ar livre estão autorizados.
Segunda, serão reabertos terraços de cafés e restaurantes, museus, livrarias e salões de beleza. Os treinos esportivos profissionais serão retomados. O uso de máscara é obrigatório em locais públicos fechados, nos transportes e no comércio.
Fora de Budapeste, reabrirão terraços de cafés e restaurantes, praias e banheiros públicos, e serão retomados os treinos esportivos profissionais. A máscara é obrigatória nos transportes e no comércio.
O governo anunciou a reabertura, nesta segunda, de hotéis, centros comerciais, parte dos centros culturais e alguns museus.
Algumas lojas, museus e bibliotecas reabriram na semana passada. Reuniões religiosas estão autorizadas desde sábado. Segunda, os serviços que têm contato próximo com o cliente, como salões de beleza, poderão reabrir.
Segunda, serão reabertos cafés e restaurantes, guardando as distâncias, e o uso de máscara será obrigatório no transporte público e em trens interprovinciais e ônibus de longa distância.
Cerca del 10% do comércio fechado poderá reabrir na segunda: livrarias, salões de beleza e lojas de eletrônicos, artigos esportivos e jardinagem.