O Museu do Louvre, em Paris, voltará a abrir suas portas em 6 de julho, como parte das medidas de desconfinamento gradual na França, informou a instituição nesta sexta-feira (29). Os visitantes terão que reservar o passeio com antecedência e deverão usar máscaras para andar pelo museu, informou o espaço cultural.
O sistema de reservas online, que o museu já havia usado para exposições de grande sucesso, será aberto em 15 de junho. O museu estava fechado desde 13 de março.
— Ainda que tenhamos conseguido aproveitar os tesouros do Louvre por visitas virtuais, nada se compara com a emoção de encontrar cada obra de arte de forma real — explicou o diretor da instituição, Jean-Luc Martinez.
Duas grandes exposições que tiveram de ser canceladas durante o período de confinamento foram remarcadas para o outono francês: uma sobre a arquitetura italiana de Donatello a Michelangelo e outra do mestre renascentista alemão Albrecht Altdorfer.
O Louvre afirma que, por causa do fechamento e sua interação na internet e nas redes sociais, agora é o museu mais seguido do mundo no Instagram, com mais de 4 milhões de seguidores.
Outros museus e centros culturais que serão reabertos em breve na França são o Château de Versailles, em 6 de junho, o Musée d'Orsay, em 23 de junho, e o Centro Pompidou, em 1º de julho.