A fronteira entre Canadá e Estados Unidos permanecerá fechada por mais um mês para evitar a propagação do coronavírus, anunciou neste sábado (18) o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.
— Quero começar hoje confirmando que Canadá e Estados Unidos concordaram em prorrogar por mais 30 dias a medidas atualmente em vigor — afirmou o chefe de Governo — Esta é uma decisão importante e que manterá as pessoas seguras dos dois lados da fronteira — completou.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia afirmado durante a semana que gostaria que a fronteira, que está fechada há mais de três semanas, fosse "uma das primeiras" reabertas. Mas Ottawa considerou que ainda levara "muitas semanas".
— Este é mais um exemplo da excelente colaboração entre nossos dois países — disse Trudeau sobre a ampliação da medida, que permite a continuidade do comércio entre os dois parceiros, apesar da pandemia.
Os dois países concordaram em fechar a fronteira em 21 de março durante 30 dias, com exceção do transporte de bens e mercadorias, que totaliza 1.715 bilhão de dólares por dia. Em condições normais, de acordo com dados oficiais, mais de 400 mil pessoas atravessam a cada dia a fronteira entre Canadá e Estados Unidos, a mais extensa do mundo, com quase 8.900 km.
O Canadá registrava até este sábado quase 32 mil casos de coronavírus e mais de 1.300 mortes, enquanto os Estados Unidos registram mais de 700 mil casos e 37 mil mortes.