A Itália registrou neste domingo (26) o menor número diário de mortos por covid-19 em seis semanas, ao contabilizar 260 mortos, informaram as autoridades. O coronavírus provocou 26.644 mortes na Itália, e desde 14 de março nunca houve um dia com menos de 300 mortos, enquanto os picos chegaram a 1 mil óbitos diários.
No entanto, o número de pessoas que testaram positivo ao coronavírus aumentou, após seis dias consecutivos registrando queda, atingindo os 106.103 (256 a mais que sábado). O total de casos, contando doentes, mortos e curados, é de 197.675.
A região mais afetada, Lombardia, registrou a metade das mortes ocorridas no país (13.325), seguida por Emilia-Romaña, com 3.386 mortos e Piamonte, com 2.823 mortos.
— Tivemos um resultado muito importante, agora temos que tentar manter o risco o mais baixo possível e evitar um novo aumento das infecções, estabilizando o número de pacientes em terapia intensiva (que atualmente é de 2.009 pessoas) — comentou Franco Locatelli, presidente do Conselho Superior de Saúde, um órgão consultivo do governo.
— Apesar dos avanços, não saímos do tormento. Temos que continuar com as medidas de distanciamento social e outras que deram resultados concretos no combate ao vírus — alertou o especialista.
O chefe de governo, Giuseppe Conte, planeja uma coletiva de imprensa à noite para anunciar as etapas de desconfinamento, que à princípio começará em 4 de maio.