Após ultrapassar na sexta-feira (3) a Itália em número de casos confirmados da covid-19, a Espanha segue, neste sábado (4), na dianteira como o país mais afetado da Europa. Já são 124.736 infectados pela doença no território espanhol, superando os 124.632 casos italianos.
A boa notícia para os espanhóis, porém, é que o número de novas mortes decorrentes da doença diminuiu pelo segundo dia consecutivo.
Com 809 novos óbitos nas últimas 24 horas, a Espanha teve uma redução com relação aos 932 informados na sexta e os 950 da última quinta (2). De um total de 11.744 mortos no país vítimas da covid-19, o aumento foi de 7% de um dia para o outro, menor que os 20% registrados há uma semana.
Neste sábado, o governo espanhol anunciou que o período de estado de emergência foi prorrogado até o próximo dia 25 de abril. A decisão foi tomada pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, após análise dos dados e das projeções do crescimento da pandemia no país.
A medida, entretanto, ainda precisa de aprovação do Congresso espanhol. Se aprovada, essa será a segunda prorrogação do estado de emergência na Espanha. E segundo Sánchez, não deverá ser a última.
"Estamos no começo da queda da epidemia. Mais fortes do que pensávamos, mas teremos de aguentar firmes. Com sacrifício, resistência e espírito de vitória", disse o primeiro-ministro em um pronunciamento televisivo emitido neste sábado em rede nacional.
Porta-voz do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, a Dra. Maria José Sierra afirmou que a diminuição de casos nas últimas 24 horas é um fator a ser comemorado, mas que há casos de contágios leves que não estão sendo registrados para que os pacientes mais graves recebam atenção prioritária.
- Sim, há um raio de esperança, mas temos de estar atentos. Sabíamos que o efeito das medidas demorariam semanas para chegar e estamos vendo isso agora. Os profissionais de saúde estão dando tudo, comprometidos e fazendo um enorme esforço para que possamos estar controlando o acúmulo de casos - disse Sierra.
Na Itália, que forma com a Espanha os dois epicentros da doença na Europa, também há o que se comemorar no combate ao coronavírus.
Neste sábado, o país anunciou uma diminuição no número de pacientes internados em unidades de terapia intensiva. São 3.994 infectados em UTIs, uma diminuição de 74 leitos na comparação com a última sexta-feira -queda de 1,8%.
O número de novas mortes vítimas da covid-19 no território italiano também caiu nas últimas 24 horas. Neste sábado, de acordo com a última atualização das autoridades, 681 pessoas morreram em decorrência da doença. Na sexta, 766 haviam morrido pelo coronavírus.
Com quase 21 mil pessoas recuperadas da covid-19, a Itália tem atualmente 88.274 casos de infectados. De sexta para sábado, houve um acréscimo de 2.886 novos casos no país - crescimento de 3,4%.