Imagens registradas por uma câmera de segurança mostram que dois mísseis atingiram o avião ucraniano derrubado por engano pelo governo do Irã no dia 8 de janeiro. Os disparos foram feitos de uma mesma base.
O jornal The New York Times afirmou ter atestado a veracidade das imagens, que vem circulando em redes sociais. A TV Al Arabiya foi um dos veículos que divulgou a cena.
O Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines caiu cinco minutos após decolar do aeroporto Imam Khomeini, em Teerã, na última quarta (8). A aeronave seguia para Kiev e pegou fogo minutos após a decolagem.
Todas as 176 pessoas a bordo morreram. Entre as vítimas, havia 82 iranianos, 63 canadenses e 11 ucranianos. Boa parte dos passageiros faria uma conexão para um voo com destino ao Canadá.
Após negar envolvimento, o Irã admitiu que o avião ucraniano que caiu em seu território foi derrubado por erro humano, afirmou a TV estatal iraniana no último sábado (11). O comunicado lido na emissora declara que os responsáveis serão punidos.
"A República Islâmica do Irã lamenta profundamente esse erro desastroso", escreveu o presidente iraniano, Hasan Rowhani, no Twitter. "Meus pensamentos e orações vão para todas as famílias de luto."