A fundadora da campanha contra a obrigação de usar sapatos de salto alto no local de trabalho no Japão, Yumi Ishikawa atualmente dedica-se a mudar outros códigos de empresas no país. Um deles é a proibição de que mulheres usem óculos.
— A origem do problema é que (algumas empresas) têm regulamentos aplicáveis exclusivamente às mulheres, como a proibição dos óculos ou a obrigação de utilizar cosméticos, que são excessivos — disse Ishikawa à imprensa. — Essas práticas devem ser revisadas — defendeu.
A atriz e autora ficou conhecida no início de 2019 ao lançar sua batalha contra a cultura empresarial japonesa do uso de salto alto quase obrigatório para as mulheres em busca de emprego ou para trabalhar em muitas empresas japonesas. Sua campanha se chamava "#KuToo", jogo de palavras com o termo "kutsu" (calçado) e "kutsuu" (dor).
Sua nova petição, apresentada nesta terça-feira no ministério de Trabalho, já recolheu 31 mil assinaturas. Um funcionário desse ministério que recebeu a petição disse que seria "considerada como uma opinião entre outras" antes de tomar uma decisão final sobre novos regulamentos governamentais para combater o assédio no ambiente de trabalho.