Uma adolescente morreu e várias pessoas estão desaparecidas após o desabamento de uma ponte de metal em Toulouse, no sudoeste da França. De acordo com os bombeiros, a vítima estava em um dos veículos que caíram no rio Tarn, após a queda da estrutura. Quatro pessoas foram resgatadas do rio e uma segue desaparecida.
— No momento temos uma vítima fatal de 15 anos. Sua mãe, que também estava no automóvel, foi resgatada com vida por testemunhas do acidente — afirmou o promotor de Toulouse, Dominique Alzéari.
Segundo Alzéari, as equipes procuram pelo motorista de um caminhão que também passava pela ponte no momento do desabamento.. No ponto da queda, o rio tem profundidade de 20 metros. Mergulhadores foram convocados para o resgate.
Com 155 metros de comprimento e 6,5 metros de largura, a ponte que faz a ligação entre as localidades de Mirepoix-sur-Tarn e Bessières. O limite de peso suportado pela ponte era de 19 toneladas. A estrutura, de 1931, passava por manutenção adequada, de acordo com o prefeito, e não apresentou nenhum problema estrutural na última inspeção detalhada em 2017.
O acidente desta segunda ilustra as conclusões de uma comissão de senadores sobre a falta de segurança das pontes na França. Para o presidente desta comissão, Hervé Maurey, o problema é que "o estado das pontes no país não é realmente conhecido".
Os senadores pediram em seu relatório auditorias e um plano de investimentos "para evitar uma tragédia". O Senado francês criou a comissão sobre as pontes após o desabamento do viaduto de Gênova, na Itália, em 14 de agosto de 2018, um acidente que matou 43 pessoas.