Ao menos três manifestantes morreram em meio a confrontos nos protestos realizados na quinta-feira (21) contra o governo do presidente Iván Duque, na Colômbia. As informações foram divulgadas pelo ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, nesta sexta-feira (22).
— Nas últimas horas, as autoridades confirmaram a morte de duas pessoas em Buenaventura, em meio a distúrbios, e outro em Candelaria, ambos em municípios do (Estado de) Valle del Cauca — disse o ministro em uma entrevista coletiva.
Desde outubro, sindicatos, grupos de estudantes e indígenas se mobilizam para uma greve geral, mas o movimento só foi deflagrado na quinta-feira.
Os manifestantes rechaçam medidas diversas, como as reformas trabalhista e previdenciária que estão sendo propostas pelo governo do presidente Iván Duque. Há também críticas à política de segurança focada na luta contra o narcotráfico.
Outros grupos de manifestantes protestam contra o que eles dizem ser falta de ação do governo para impedir o assassinato de centenas de ativistas de direitos humanos, corrupção nas universidades e outras questões.