Um estudante de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi encontrado morto na cidade de Chongqing, no sudoeste da China. Segundo o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, a morte de Leonardo Cláudio da Rosa foi confirmada por autoridades chinesas — mas ainda não há informações sobre a data e as circunstâncias da morte do jovem.
O Itamaraty afirma ainda que a Embaixada do Brasil em Pequim "está em contato constante com as autoridades policiais locais para obter informações adicionais quanto às circunstâncias do ocorrido".
Procurada pela reportagem de GaúchaZH, a UFRGS disse que foi comunicada do falecimento do estudante nesta segunda-feira (15) pelo Itamaraty. De acordo com a universidade, Leonardo estava em um intercâmbio para estudar mandarim desde o início do segundo semestre do ano passado.
O intercâmbio é uma parceria da UFRGS com o Instituto Confúcio, uma instituição vinculada ao Ministério de Educação da China, que tem o objetivo de promover a língua e a cultura chinesa pelo mundo.
O Instituto Confúcio informou à reportagem que foi comunicado do falecimento do estudante por seus familiares que buscavam mais detalhes da morte.
Segundo a instituição, além de Leonardo, outros dois alunos foram para a China neste intercâmbio, mas para outras cidades. Conforme a entidade, os estudantes selecionados para bolsa de estudo recebem passagens aéreas e dinheiro para estadia, alimentação e todo o suporte de estudo em uma instituição de ensino chinesa.
Consternados e também aguardando mais informações sobre as circunstâncias da morte, professores do Instituto de Letras da UFRGS descrevem Leonardo como um aluno "extremamente acima da média", "curioso" e de "talento notável".
— Embora ele tenha ido para a China praticar e aperfeiçoar o idioma, o Leonardo já dava aulas de mandarim no Brasil. Era uma das quatro línguas que ele falava. Como se espera de um aluno do talento dele, era um rapaz cheio de planos e projetos, sempre feliz nas vezes em que conversamos — conta Ubirata Alves, professor do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da UFRGS e orientador de iniciação científica de Leonardo por um ano, de agosto de 2017 a julho de 2018, antes de ele embarcar para desfrutar da bolsa de estudos.
Segundo Ubirata, Leonardo era aguardado para retornar à UFRGS no segundo semestre letivo desse ano — o primeiro, ainda vigente, se encerra no próximo dia 20.
A UFRGS prestou solidariedade aos familiares. GaúchaZH tenta contato com a família da vítima.