Um violento terremoto de 7,3 graus foi registrado nesta segunda-feira (24) no leste da Indonésia. Segundo o Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a uma profundidade de 208 quilômetros no Mar de Banda, ao sul do arquipélago das Ilhas Molucas, às 11h53min locais (23h53min de Brasília).
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre eventuais vítimas ou danos materiais.
O Centro de Alertas de Tsunamis para o Pacífico descartou o risco de tsunami porque o terremoto aconteceu a uma grande profundidade. A Agência Indonésia de Geofísica (BMKG), que calculou em 7,7 a magnitude do tremor, afirmou que o sismo foi sentido em Bali, a centenas de quilômetros do epicentro.
O terremoto também foi sentido na cidade de Darwin, no norte da Austrália. Algumas horas antes, um terremoto de 6,1 graus abalou Papua, também no extremo leste do arquipélago indonésio. O tremor, a 21 quilômetros de profundidade, teve seu epicentro 240 quilômetros ao oeste da cidade de Abepura, segundo o USGS. Também não havia informações sobre eventuais vítimas.
A Indonésia, um arquipélago formado 17 mil ilhas, resultado da convergência de três grandes placas tectônicas (a indo-pacífica, a australiana e a euroasiática), fica no Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica.
No ano passado, um terremoto de 7,5 graus seguido de um tsunami em Palu, na Ilha Celebes, deixou mais de 2,2 mil mortos e milhares de desaparecidos.