O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que sua próxima cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, será realizada em Hanói em 27 e 28 de fevereiro.
"Meus representantes acabam de sair de uma reunião muito produtiva na Coreia do Norte, com uma hora e uma data acordadas para a segunda cúpula com Kim Jong Un. Será realizada em Hanói, Vietnã, em 27 e 28 de fevereiro. Espero ver o presidente Kim e avançar na causa da paz!", tuitou Trump.
"A Coreia do Norte, sob a liderança de Kim Jong Un, se tornará uma grande potência econômica", acrescentou.
O enviado dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, concluiu nesta sexta-feira uma visita de três dias a Pyongyang e acordou voltar a se reunir com seu homólogo norte-coreano antes da cúpula.
Biegun se reuniu entre quarta e sexta-feira com o enviado norte-coreano, Kim Hyok Chol, para tentar avançar nas negociações sobre "uma desnuclearização completa, a transformação das relações entre Estados Unidos e Coreia do Norte e a implantação de uma paz duradoura na península coreana", declarou o Departamento de Estado em um comunicado.
Ambos "acordaram se reunir de novo antes da segunda cúpula" entre o presidente dos Estados Unidos e o dirigente norte-coreano.
* AFP