Pelo menos 70 pessoas morreram em um incêndio que atingiu um prédio residencial em Dhaka, capital de Bangladesh, nesta quarta-feira (20). Segundo as autoridades, o prédio também era usado como depósito químico, e o fogo se alastrou para os edifícios próximos.
O incêndio começou às 22h40min (13h40min de Brasília) no bairro de Chawkbazar, uma das áreas mais antigas da cidade, marcada pelas ruas estreitas. Por conta isso, dezenas de pessoas ficaram presas nos edifícios, incapazes de escapar pelas vias engarrafadas, à medida que explodiam em chamas os armazéns de produtos químicos e plástico altamente inflamáveis.
O balanço atualizado divulgado por bombeiros e médicos registra 70 mortos e 55 feridos, 10 deles em estado crítico. O chefe do serviço de bombeiros de Bangladesh, Ali Ahmed, disse que o número de mortos deve subir.
A causa do incêndio ainda não foi identificada, mas os bombeiros acreditam que as chamas tenham se originado em um botijão de gás, espalhando-se rapidamente pela construção.
Outro oficial de bombeiros disse a repórteres que o incêndio foi "contido", mas não encerrado, apesar dos esforços de mais de 200 bombeiros.
— Levará tempo. Este não é como outro incêndio qualquer — disse ele, acrescentando que a proporção foi devastadora por causa dos produtos químicos" altamente combustíveis armazenados no local.
Um incêndio similar em 2010 em um antigo prédio na capital de Bangladesh, que também foi usado como depósito de produtos químicos, matou mais de 120 pessoas em um dos piores incêndios em Dhaa.
Após a tragédia, as autoridades da cidade anunciaram uma operação para erradicar os armazéns de produtos químicos de áreas residenciais, mas nos últimos anos a iniciativa foi paralisada.