Em pronunciamento na Casa Branca, na tarde deste sábado (19), o presidente dos Estados Unidos Donald Trump ofereceu proteção a imigrantes no país em troca de liberação orçamentária para a construção de um muro maior na fronteira com o México.
O impasse em torno do muro impediu a aprovação do Orçamento da União de 2019 e provocou a paralisação do governo norte-americano ("shutdown") em 22 de dezembro. Com 29 dias, a paralisação é a mais longa da história dos EUA.
Neste sábado, em Washington, centenas de pessoas protestaram contra Trump na Marcha das Mulheres. Em 2018, as passeatas reuniram mais de 500 mil pessoas, incentivadas pelos movimentos #MeToo e Time's Up, contra o assédio e a violência sexual.
Ao menos 800 mil funcionários federais e milhares de terceirizados que trabalham para o governo estão afetados pela paralisação, provocada pela negativa de Trump de aprovar o orçamento federal enquanto não obtiver dos democratas - que controlam a Câmara - a verba de mais de 5 bilhões de dólares para a construção do muro na fronteira entre Estados Unidos e México.