O democrata Jared Polis se tornou nesta terça-feira (6) o primeiro homem abertamente homossexual a governar um estado dos Estados Unidos, o Colorado, ao derrotar o republicano Walker Stapleton, segundo projeções das redes de televisão ABC e NBC, nas Eleições de Meio de Mandato — as chamadas midterms.
Kate Brown se tornou a primeira governadora bissexual ao se eleger em 2015 no Oregon, enquanto outro governador, Jim McGreevey, de Nova Jersey, se declarou gay ao renunciar em 2004.
Democrata que atua na Câmara dos Representantes desde 2009, Polis não tentou esconder sua orientação sexual na campanha e, às vezes, usou isso para enfatizar o contraste entre ele e a administração do presidente Donald Trump.
— Acho que isso realmente dá ao Colorado a oportunidade de colocar um dedo no olho de Mike Pence, cuja visão da América não é tão inclusiva quanto a dos Estados Unidos hoje — disse Polis a democratas do Colorado durante um discurso neste ano.
Polis, assim, é o primeiro candidato abertamente gay a ser eleito para governador. Sua orientação sexual não recebeu atenção significativa de seu oponente republicano, o tesoureiro do Colorado, Walker Stapleton. Mas alguns adesivos homofóbicos contra Polis apareceram no Estado.
Em Vermont, Christine Hallquist, ex-presidente de uma companhia de energia, fracassou nesta terça-feira em sua tentativa de se tornar a primeira governadora transgênero dos Estados Unidos, ao ser derrotada pelo atual governador, o republicano, Phil Scott.
Hallquist, uma avó de 62 anos e sobrevivente de um câncer, entrou na política para promover a "onda azul" contra o presidente Donald Trump, que tem sido um obstáculo aos direitos das pessoas transgênero.