Um potente terremoto de magnitude 6,4 foi registrado neste domingo (29) em uma das ilhas que compõem o arquipélago da Indonésia - anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
"Até agora não recebemos nenhum reporte de danos", disse o porta-voz da Agência Indonésia de Meteorologia e Geofísica, Hary Tirto Djatmiko, em um comunicado, acrescentando que não há um alerta de tsunami.
O sismo aconteceu às 6h47 locais (19h47, horário de Brasília), a uma profundidade de sete quilômetros, com epicentro na ilha de Lombok. Ainda não há informações sobre vítimas, ou danos.
Lombok é uma ilha do sudeste da Indonésia muito popular entre os turistas, a 100 quilômetros da paradisíaca Bali.
Os moradores de North Lombok, uma localidade situada a cerca de 22 quilômetros ao nordeste do epicentro, sentiram um forte abalo por alguns segundos.
"Foi muito forte. De repente, senti o tremor de forma vertical. Todo o mundo entrou em pânico e todos corremos para fora", contou à AFP Zulkifli.
Composto por milhares de ilhas, o arquipélago da Indonésia está na zona denominada Cinturão de Fogo do Pacífico, devido à sua intensa atividade sísmica.
O país é frequentemente abalado por sismos, a maioria inofensiva, mas esta região acompanha com atenção qualquer atividade sísmica pelo risco de tsunami.
Em 2004, um tsunami provocado por um terremoto de magnitude 9,3 frente à costa de Sumatra, no oeste da Indonésia, deixou 220.000 mortos em vários países voltados para o Oceano Índico. Destes, 168.000 viviam na Indonésia.
* AFP