O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, considera que a existência da União Europeia está em jogo, segundo uma entrevista concedida à revista alemã Der Spiegel que chegará às bancas neste sábado.
"No próximo ano se decidirá se a Europa unificada continuará ou não existindo", afirmou Matteo Salvini, que também dirige o partido Liga (extrema direita).
As negociações orçamentárias europeias e as eleições europeias em 2019 determinarão "se isso faz algum sentido", segundo trechos da entrevista divulgados antecipadamente nesta sexta.
A Itália, que desde a recente chegada de uma coalizão governamental populista e de extrema direita disputa com seus sócios europeus sobre a questão da acolhida de migrantes, "já não pode se encarregar mais do de um único migrante extra", reiterou.
"Ao contrário, queremos repassar alguns", declarou, a propósito dos migrantes que correm todos os perigos para tentar chegar à Europa pelo litoral italiano.
A Itália deseja uma melhor divisão dos solicitantes de asilo em toda a UE, pois suporta grande parte da atenção dada aos imigrantes. Mas enfrenta a rejeição de muitos países europeus, especialmente os do leste do continente.
* AFP