Uma família que mora na província de Yunan, na China, tomou um susto quando seu suposto cachorro de uma raça rara começou a andar em duas patas. Na realidade, o que eles achavam ser um mastiff tibetano era um urso.
Su Yun havia comprado o filhote de um vendedor por um preço abaixo do mercado, mas só percebeu que havia algo de errado quando o bicho começou a crescer demais.
— Quanto mais ele comia, mais ele crescia e quanto mais ele crescia, menos se parecia com um cachorro — disse Yun para para o site China News.
— Ele ficou parecendo cada vez mais com um urso e começamos a ficar com medo que realmente não fosse um cachorro — continuou.
Após o animal continuar a crescer e ver as despesas com sua alimentação aumentarem, Yun resolveu chamar o serviço de proteção aos animais local, que retirou o urso da sua casa. Após exames, confirmou-se de que se tratava, de fato, de um urso negro asiático. É um macho com mais de um metro de altura e pesando mais de 200 quilos
Como estava saudável, o animal agora ficará em observação em um santuário para checar se é possível ser devolvido à natureza ou se terá que ser mantido em cativeiro por conta do seu contato com humanos.
A polícia disse que os Su são suspeitos de criar animais selvagens ilegalmente, mas como cooperaram com a polícia, não receberão punição severa. O urso-negro-asiático-selvagem foi listado como uma espécie de animal protegido na China devido ao comércio ilegal de partes de seu corpo, que tem reduzido drasticamente sua população.