Um avião da companhia bengalesa US-Bangla Airlines caiu em um campo de futebol na manhã desta segunda-feira (12) enquanto tentava aterrissar no aeroporto de Katmandu, capital do Nepal. A aeronave transportava 67 passageiros e quatro tripulantes. Pelo menos 40 pessoas teriam morrido e 23 se ferido no acidente com a aeronave, que tinha saído de Dacca (Bangladesh).
— Trinta e uma pessoas morreram no local do acidente e nove morreram em dois hospitais em Katmandu — disse o porta-voz da polícia, Manoj Neupane.
Entre os passageiros estavam 33 do Nepal, 32 de Bangladesh, um da China e um das Maldivas, disse à AFP um porta-voz da companhia aérea, Kamrul Islam.
— Estamos tentando apagar as chamas e socorrer os passageiros — afirmou Prem Nath Thakur, porta-voz do aeroporto.
Confira vídeo com imagens do local do acidente:
O avião deveria pousar às 14h20 no horário local (5h30, em Brasília). Fotos divulgadas por redes sociais mostram muita fumaça. O aeroporto foi fechado após o acidente, mas reabriu algumas horas depois.
— Nós acabamos de remover corpos e feridos — disse o porta-voz do governo Narayan Prasad Duwadi.
As causas exatas do acidente ainda são desconhecidas, mas, de acordo com uma declaração das autoridades do aeroporto, o avião estaria "fora de controle" um pouco antes do momento do pouso. O avião caiu enquanto fazia sua segunda tentativa de pouso. A aeronave tinha 17 anos, de acordo com o site de rastreamento de vôo em tempo real Flightradar24, com sede na Suécia.
O Nepal sofreu várias catástrofes aéreas nos últimos anos, o que foi um sério golpe para o turismo do país. A maioria desses acidentes foi atribuída à inexperiência dos pilotos, bem como problemas de manutenção e gerenciamento. Em fevereiro de 2016, uma Twin Otter da companhia aérea Tara Air caiu no distrito de Myagdi, no Himalaia, a uma altitude de 4.900 metros, causando a morte das 23 pessoas.
A US-Bangla Airlines é uma empresa privada lançada em julho de 2014 com o slogan "Viagem rápida, viagem segura", de acordo com seu site. Seu primeiro voo internacional, em maio de 2016, foi destinado a Katmandu. A empresa opera vôos para o Sul e Sudeste Asiático, bem como para o Oreinte Médio.