Um forte terremoto sacudiu a Cidade do México, nesta sexta-feira (16), disparando o sistema de alerta na capital e provocando pânico nos moradores. Centenas de pessoas abandonaram edifícios e se abrigaram em esplanadas ou no meio das avenidas no centro da capital mexicana para se proteger de possíveis danos.
— Saímos correndo, é a única coisa que podemos fazer — disse Kevin Valladolid, de 38 anos, moradora do bairro Roma. — A verdade é que já estamos bastante alterados. Com qualquer som de alarme, choramos, estamos muito estressados, vivemos um “flash back” — acrescentou, em referência ao terremoto ocorrido há cinco meses no país.
Após o alerta sísmico, foram ativados todos os protocolos e estabeleceu-se comunicação com os Estados onde o terremoto foi sentido, indicou o ministro do Governo (Interior), através de sua conta no Twitter.
O Serviço Sismológico mexicano estimou em 7,2 a magnitude do tremor, enquanto a rede sísmica Sky Alert destacou que o terremoto também foi sentido nos Estados de Guerrero, Michoacán, Oaxaca e Puebla. O epicentro do fenômeno foi a sudeste de Pinotepa de Don Luis, no Estado de Oaxaca, no sudoeste do México.
Em setembro do ano passado, um terremoto de 7,1 graus deixou mais de 400 mortos no país. O tremor ocorreu exatamente no 32º aniversário de um sismo de 8,1 graus que deixou mais de 10 mil mortos, em 1985, e reduziu a ruínas muitas áreas da Cidade do México.