O furacão Maria deixou uma "devastação absoluta" em Porto Rico e cortou 100% do serviço elétrico ao atravessar o território, nesta quarta-feira (20), com ventos de 240 km/h, após arrasar as Ilhas Virgens e as Antilhas, onde deixou ao menos nove mortos.
Diferentes fontes falam em situação catastrófica na ilha. Imagens nas redes sociais mostram ruas inundadas, algumas delas com automóveis flutuando à deriva. Moradores que ligavam para a rádio local descreviam desastres em todas as partes da ilha.
Leia mais
Maria se prepara para atingir Porto Rico após deixar um morto em Dominica
Furacão Maria atinge categoria 5 e se aproxima de ilhas do Caribe
Terremoto de 7,1 graus é registrado na região da Cidade do México
Maria entrou, na manhã de segunda-feira (18), ao sul de Porto Rico como um furacão de categoria 4 e ventos de 250 km/h. No início da tarde emergiu pela costa, rebaixado à categoria 3 (185 Km/h), segundo os boletins do Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.
As comunicações estavam difíceis na ilha, que ficou sem energia elétrica — serviço que já tinha demonstrado fragilidades com a passagem do furacão Irma, há duas semanas. Quando Maria chegou, cerca de 50 mil moradores ainda estavam sem eletricidade e cerca de 200 pessoas continuavam vivendo em abrigos por conta dos estragos causados pelo Irma.
Desta vez, contudo, a varredura foi completa:
— A ilha está sem energia e com poucas comunicações — disse Ricardo Castrodad, porta-voz da Guarda Costeira americana. — Assim que a tempestade passar e as condições do tempo forem seguras, o pessoal da Guarda Costeira sairá para fazer as avaliações.