O furacão Maria ganhou força, na tarde desta segunda-feira (18), chegando à categoria 5 – a mais alta na escala de furacões – à medida que avançava sobre as ilhas do Caribe, informaram meteorologistas norte-americanos. A região ainda se recupera dos danos causados pela passagem do furacão Irma, no início deste mês.
Com ventos de 260 km/h, Maria se intensificou rapidamente e se encontra 70 quilômetros a leste de Dominica e 55 quilômetros a nordeste da Martinica, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).
"É esperado que o olho e o intenso núcleo (da tempestade) passem perto de Dominica nas próximas horas", alertou o NHC.
Leia mais
Após Irma, Caribe se prepara para chegada do furacão Maria
VÍDEO: imagens da Nasa mostram ilhas do Caribe antes e depois do Irma
"Escapamos", diz mensagem enviada por brasileira que não fazia contato da ilha de Saint Martin
Maria atingirá "o extremo nordeste do Mar do Caribe na terça-feira (19) e se aproximará de Porto Rico e das Ilhas Virgens na terça-feira à noite e na quarta-feira (20)", acrescentou.
O NHC emitiu alertas de furacão para as ilhas de Dominica, São Cristóvão e Névis, Montserrat, Martinica, Porto Rico e Ilhas Virgens americanas e britânicas. Também emitiu avisos de furacão para Saba, Santo Eustáquio, Saint Barth, Saint Martin e Anguila.
A agência indicou que Maria pode produzir "marés perigosas", com elevação de entre 1,8 metro e 2,7 metros, e "ondas grandes e destrutivas".
As autoridades francesas de Guadalupe ordenaram a evacuação imediata das zonas de risco na ilha. A região acaba de ser afetada pelo furacão Irma, que deixou 40 mortos no Caribe e outros 20 na Flórida.