Tratado como ato terrorista pela polícia britânica, a explosão de um artefato no metrô de Londres, nesta sexta-feira (15), é o quinto ataque no Reino Unido em seis meses. Pelo menos 22 pessoas foram hospitalizadas — a maioria com queimaduras, mas sem gravidade.
Até o momento, nenhum grupo extremista reivindicou a autoria da explosão na estação de Parsons Green, na capital britânica. Centenas de detetives estão investigando o caso e as autoridades não informam se há suspeitos detidos.
Leia mais
FOTOS: explosão no metrô de Londres deixa feridos
Polícia investiga explosão com feridos no metrô de Londres
Passageiros relatam explosão que deixou feridos no metrô de Londres
Relembre os cinco atentados no Reino Unido em 2017:
1. Em março, um homem usou um veículo para atropelar pedestres na ponte de Westminster, em Londres, antes de esfaquear um policial. Cinco vítimas morreram. O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).
2. Em maio, um suicida explodiu uma bomba artesanal na saída de um show da cantora pop americana Ariana Grande, em Manchester, matando 22 pessoas. O ataque foi reivindicado pelo EI.
3. Em junho, terroristas a bordo de uma caminhonete atropelaram pedestres na London Bridge, antes de esfaquearem diversas vítimas. Oito pessoas morreram. O autoria do ataque foi reivindicada pelo EI.
4. Também em junho, um homem atropelou uma multidão em frente a uma mesquita, em Londres. Uma pessoa morreu e 10 ficaram feridas. A investigação identificou o agressor como Darren Osborne; ele teria agido sozinho.
5. Em setembro, a explosão de um artefato no metrô de Londres deixou pelo menos 22 feridos. Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque até o momento.