Os Estados Unidos vão lançar uma "resposta militar maciça" a ameaças da Coreia do Norte, afirmou neste domingo o secretário de Defesa americano, Jim Mattis.
Ele se pronunciou após o presidente Donald Trump se reunir com conselheiros de segurança, depois de um teste com uma bomba de hidrogênio, segundo Pyongyang, que poderia ser transportada em um míssil.
– Qualquer ameaça aos Estados Unidos ou seus territórios, inclusive Guam, ou aos nossos aliados será rebatida com uma resposta militar maciça, uma resposta tanto eficaz, quanto esmagadora.
Leia mais:
Setenta anos de tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte
Organizações e líderes mundiais condenam novo teste nuclear da Coreia do Norte
Ele acrescentou:
– Kim Jong-Un deve prestar atenção à voz unificada do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Todos os membros concordaram unanimemente sobre a ameaça que a Coreia do Norte apresenta e permanecem unânimes em seu compromisso com a desnuclearização da Península da Coreia.
– Não estamos buscando a aniquilação total de um país, a saber, a Coreia do Norte, mas, como eu disse, temos muitas opções para fazer isso – continuou.
Seus comentários chegam depois de Trump advertir que o tempo para "apaziguamento" acabou e ameaçar impor sanções econômicas drásticas.
Acredita-se que o teste inesperadamente poderoso deste domingo excedeu em magnitude o bombardeio atômico de Hiroshima, Japão – o choque resultante causou pânico momentâneo em partes da China – e Trump o criticou como "muito hostil e perigoso para os Estados Unidos".