Em encontro com líderes africanos, nesta quinta-feira (21), em Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duas referências à "Nâmbia". O país, cujo nome foi inventado pelo presidente, teria um sistema de saúde "cada vez mais autossuficiente", segundo ele. As informações são do jornal The Washington Post.
A gafe do líder norte-americano provocou diversos comentários nas redes sociais, onde usuários sugeriram que Trump decidiu criar uma nova nação, combinando duas já existentes: Zâmbia e Namíbia. Mais tarde, na transcrição feita pela Casa Branca das falas do presidente durante o encontro, o erro foi corrigido, deixando claro que ele tentava se referir a Namíbia.
O presidente do país africano, Hage Geingob, que estava presente no encontro, não esboçou reação diante do equívoco cometido por Trump.
Em julho, o presidente norte-americano já havia se tornado o assunto mais comentado nas redes sociais depois de fazer uma publicação, no Twitter, de frase contendo uma palavra estranha. "Apesar da constante imprensa negativa covfefe", escreveu à época.
Piadas e comentários sarcásticos dominaram o Twitter e #covfefe se tornou o principal tema na rede social. As publicações incluíam uma tradução em tom de piada do russo que dizia que "covfefe" poderia significar "eu renuncio".
Pouco depois, o próprio Donald Trump aumentou as especulações ao escrever na rede: "Quem pode saber o verdadeiro significado de "covfefe"??? Aproveitem!".
Veja algumas reações de usuários do Twitter nesta quinta-feira:
Reação de Namíbia, Zambia e Gambia quando Trump se refere a Nambia.
Nambia é linda nesta época do ano. Todo mundo deveria visitar pelo menos uma vez na vida. É só tomar um alucinógeno para chegar lá.
Nambia, único lugar em que estamos a salvo de Trump.
O presidente dos Estados Unidos chama Namíbia de Nambia.