O presidente Donald Trump voltou a a ameaçar a Coreia do Norte e afirmou que os Estados Unidos têm "preparadas" opções militares. O país asiático vem causando instabilidade no cenário internacional ao dar seguimento à corrida armamentista com ogivas nucleares.
– As soluções militares estão posicionadas, travadas e carregadas, caso a Coreia do Norte atue sem sabedoria. Esperamos que Kim Jong-un encontre outro caminho! – tuitou Trump, utilizando termos militares.
Leia também:
Donald Trump reafirma ameaça à Coreia do Norte, que prepara ataque à Guam
Entenda os interesses em jogo e o alcance dos mísseis norte-coreanos
Conheça Guam, ilha que a Coreia do Norte diz ter colocado no alvo
Ao longo da semana, Trump endureceu o discurso contra o ditador norte-coreano. Na terça-feira (8), o presidente dos EUA ameaçou com "fogo e fúria" se Kim Jong-un prosseguisse com as ameaças e a corrida armamentista, mas na quinta-feira disse que talvez a advertência "não tenha sido dura o bastante".
A tensão entre os dois países aumentou depois que a Coreia do Norte testou com sucesso dois mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), que, segundo analistas, poderiam alcançar o território americano.
O governo americano conseguiu convencer o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a aprovar, por unanimidade, um novo pacote de sanções contra o regime norte-coreano.
Mas Kim Jong-un ameaçou, nesta semana, lançar quatro mísseis perto da ilha americana de Guam, um território estratégico no meio do Pacífico que abriga uma base naval, onde habitam quase 6 mil soldados norte-americanos.